quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Obrigações Políticas


Faz algum tempo que eu não posto nada no meu blog, mas como estamos em época de eleições nada mais sugestivo para o site do que este assunto, política.


Estava analisando os candidatos a todos os cargos elegíveis e o que nós vemos? Posso afirmar que 60% são idiotas que acham que somos idiotas, 30% são pessoas com certo grau de capacidade, mas com mentalidade maléfica que pensam somente no lucro que podem adquirir sendo políticos e no que não farão em 4 anos e apenas 10% são pessoas de bem e que realmente querem fazer algo pelo povo, pela cidade, pelo estado e pelo país, infelizmente estes 10% não fazem parte da cúpula política que move as engrenagens sujas deste país, ou seja, estão fora do contexto e dificilmente chegarão em algum lugar.


Quando falo neste assunto a mente borbulha de informações, ideias, raiva, indignação, inspiração, etc. enfim uma infinidade de reações. Então penso com meus botões, porque para cargos de alto escalão que pagam salários dos sonhos temos que ter o nível superior ou mais? Por que para fazer concurso público às vagas de melhores salários e cargos, temos que ter nível superior? E porque para ser POLÍTICO não precisa tanto conhecimento? Vocês acham isso justo? Um cidadão que irá nos representar durante longos quatro anos, que receberá salários fora dos padrões nacionais, diversas ajuda de custo que somados chegam a cifras de oito números, R$150.000,00, por exemplo, pelo cargo que ocupará sem a necessidade de nível superior! Isso é um verdadeiro absurdo. Como um camarada que mal sabe se expressar irá nos representar politicamente? Muitos são analfabetos funcionais, mas chegam a cargos de alto escalão na política. A questão de ter um nível superior não é apenas pelo fato da pessoa saber ler e escrever razoavelmente bem, não, pois só com o ensino médio isso é possível, em boas escolas já permite isso (problema são boas escolas no Brasil), a questão não é apenas no ler e escrever, está na capacidade de aprendizagem, na busca da autossuficiência, na perseverança, no conhecimento adquirido num meio acadêmico de eficiência. O fato de um cidadão terminar o nível superior, por mais simples que seja o curso, já o torna diferente de qualquer outro cidadão que não estudou tempo suficiente. É este fato que eu vejo como necessário um político ter o nível superior, muitos entram numa universidade, mas poucos saem formados, e entre esses poucos, uma pequena parcela são altamente qualificados.

Outro fator que acho muito importante é a escala política, além de o candidato ter o nível superior todos deveriam seguir uma ordem política, como é em qualquer outra instituição no mundo, vou citar o militarismo, você vai de soldado à comandante sem se tornar cabo? sargento? tenente etc.? Na educação você sai do ensino fundamental direto para faculdade sem passar pelo ensino médio? Na religião o seminarista pode tornar-se papa sem ter sido padre, bispo etc.? CLARO QUE NÃO!!! Então porque na política uma pessoa qualquer pode se tornar PRESIDENTE sem ter sido NADA antes? Não é justo e nem coerente, pois que referências políticas os eleitores terão deste candidato? Por este motivo sou totalmente a favor da escala política. O primeiro cargo político elegível é de vereador, então para este não precisa de nada antes, mas o cidadão que se candidatar há algo maior ele deve ter sido no mínimo algo menor antes, deste modo o eleitor terá referencias do candidato. Eu vejo a seguinte ordem:
CIDADÃO,  VEREADOR;
VEREADOR, DEPUTADO ESTADUAL OU PREFEITO;
DEPUTADO ESTADUAL, DEPUTADO FEDERAL OU PREFEITO;
DEPUTADO ESTADUAL, DEPUTADO FEDERAL E PREFEITO, SENADOR OU GOVERNADOR;
GOVERNADOR E PREFEITO DE CIDADES ACIMA DE 500 MIL HABITANTES, PRESIDENTE.


É uma ordem inteligente e que facilitaria a vida de quem vota, pois a quantidade de candidatos para cada cargo seria limitada, imaginem quantos candidatos a deputado estadual e federal a menos teríamos se isso fosse válido? Aquele camarada que nunca foi nada na vida querendo ser deputado, já não estaria na urna eletrônica, ele por obrigação deverá se candidatar a vereador para começar a mostrar serviço.


Outro fator que acho interessante e que deveria existir é, se em quatro anos o candidato não cumprir no mínimo 1/3 de suas metas propostas na candidatura, não estar presente nas assembleias, não participar de certo número de votações etc. Ele estará suspenso para exercer cargo político durante quatro anos, se ele após esse período for reeleito e for reincidente ele estará banido definitivamente para concorrer a cargas políticos, pois uma pessoa que não cumpre com seus afazeres não está apta para representar o povo que necessita de políticos competentes.


Tenho certeza que tudo que escrevi aqui se fosse posto em prática este país daria um salto de pelo menos 10 anos em termos de qualidade política e o nosso desenvolvimento como democracia seria maior e se assemelharia as democracias europeias e americana.

Um comentário:

  1. ANDERSON,

    PARABÉNS PELA SUA INICIATIVA, ALTAMENTE PEDAGÓCICA E EDUCATIVA.

    PELO SEU PERFIL DE CIDADÃO RESOLVI FAZER-LHE UM CONVITE:


    NO MEU BLOG, “HUMOR EM TEXTO”,DESTA SEMANA ESTAMOS ABORDANDO UMA QUESTÃO MUITO IMPORTANTE PARA A CIDADANIA BRASILEIRA.

    APESAR, DO BLOG SER DE HUMOR,

    VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE TOMAR CONHECIMENTO DE COMO OS NOTICÁRIOS VEICULADOS PELA MÍDIA ESTÃO INTERFERINDO DIRETAMENTE NA SUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL.

    COM HUMOR , ESTAMOS ALERTANDO E ISTO, SEM PALAVRAS CHULAS OU PORNOGRAFIA, POIS SOMOS UMA IMENSA FAMILIA DE SEGUIDORES O QUE VOCÊ IRÁ COMPROVAR FACILMENTE.

    ESPERO PELA SUA VISITA,E PRINCIPALMENTE, PELO SEU COMENTÁRIO QUE ESTE SIM ,

    É O MAIS IMPORTANTE DO NOSSO BLOG E O PESSOAL QUE NOS PRESTIGIA.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA

    ResponderExcluir